Home projetos PROJETO DE MAIZA INCENTIVA E DEMOCRATIZA O ACESSO A LIVROS E Á LEITURA

PROJETO DE MAIZA INCENTIVA E DEMOCRATIZA O ACESSO A LIVROS E Á LEITURA

por admin
0 Comentários

Foi aprovado, no dia 12 de maio, o Projeto de Lei da vereadora Maiza Rio, que institui o Plano Municipal de Desenvolvimento da Leitura e Literatura em Fernandópolis. Com a finalidade de ampliar o acesso ao livro e à leitura conforme diretrizes do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL).

O projeto tem o objetivo de formar leitores buscando o aumento do índice municipal de leitura em todas as faixas etárias e fomentar a formação e a atuação de mediadores de leitura. Também, incentivar a criação de redes de leitura e escrita e a produção literária, autoral e editorial. Além de, estimular a criação de núcleos voltados a pesquisas, estudos e indicadores nas áreas da literatura, por meio de parcerias com universidades locais, associações e entidades. Entre vários outros pontos relevantes.

O Plano ampliará o acesso ao livro com apoio da Secretaria da Educação, com parcerias e iniciativas populares para facilitar o acesso a livros, como a criação de bibliotecas comunitárias e ações voltadas ao tema, como fomentar os espaços para leituras existentes no Município.

“Apresentei este Projeto de Lei, porque entendo ser extremamente importante incentivar todas as pessoas, principalmente nossas crianças a ter o hábito e conquistar o prazer na leitura, pois com isto, certamente conduzirá estas crianças a ter um futuro promissor.” Afirmou Maiza.

Segundo a vereadora, o projeto foi apresentado, pois o Brasil está entre os piores em ranking mundial de educação, de acordo com a prova da PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos), que envolve 70 países. “Os primeiros colocados são países em que as pessoas tem o hábito de leitura desde crianças, com isso, alcança êxito na educação. Lutemos para alcançar esta conquista, que pode mudar a história na educação aqui em Fernandópolis, entre outros benefícios.”  Finalizou.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário